Projeto Nas trilhas da leitura
A leitura trilhando os caminhos da escola
Pegue um livro, leia ou ofereça a um(a) amigo(a)
O QUE É?
Trata-se de um projeto complementar a Feira Grátis da Gratidão, no qual livros e revistas ficarão distribuídos e estarão disponíveis em diversos cantos da escola durante o evento do projeto GENTILEZA GERA GENTILEZA. A proposta será pegue um livro, leia e/ou ofereça para um amigo ou amiga. Simplesmente pega, sem custo, sem troca. Porém, seguindo a mesma ideia da FEIRA GRÁTIS DA GRATIDÃO, vamos superar o consumismo, o sentimento de escassez e colaborar para todos terem a oportunidade de adquirir um livro.
Os livros são de diferentes estilos e gêneros literários – dos quadrinhos aos clássicos da literatura nacional e estrangeira. Todos foram adquiridos através de doações feitas pelo colégio e professores.
A leitura é uma competência para desvendar o mundo imaginável e inimaginável e os livros são excelentes instrumentos para a transformação das idéias, práticas, atitudes e realidades.
PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS
Primeiramente, é preciso fazer um trabalho de sensibilização entre a comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcionários do colégio). Esse trabalho pode ser com a distribuição de folhetos informativos sobre os valores sociais promovidos pelo projeto “Nas trilhas da Leitura” e seus objetivos, com a exibição de vídeos sobre o assunto e informes durante o recreio dos alunos via microfone amplificado.
Num segundo momento, seria feita uma convocatória através de comunicado aos pais sobre a realização da feira e dos projetos envolvidos.
Num terceiro momento, para a realização do projeto, seria necessária uma estrutura básica. Pensou-se em pendurar os livros em cordéis (cordas esticadas pelos corredores que serão caminhos para as atividades do projeto Gentileza) e em diversos cartazes informativos sobre a proposta da feira do livro.
Por último, haverá registros audiovisuais pontuais da feira com entrevistas e tomadas da sua dinâmica, visando criar um pequeno documentário sobre a sua realização. Será um excelente produto para a divulgação das atividades escolares e promoção da escola nas redes sociais e na página eletrônica do colégio.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
1 – Estrutura básica para a feira: fitilhos ou cordas finas e papelão reutilizados.
2 – Distribuição de comunicado para os responsáveis.
4 – Máquina digital e/ou filmadora para registrar a feira.