Imagens, Símbolos e Geografia

25/04/2010 14:24

Imagens, Símbolos e Geografia

 

 

Apresentação

Os alunos deverão se organizar em duplas e produzir um material visual e conceitual acerca da idéia de representar o mundo em que vivemos. Para isso, serão utilizados as diferentes ferramentas WEB como instrumento de pesquisa de imagens e conceitos a serem desenvolvidos, bem como conhecimentos básicos de um editor de textos ou de apresentações. O resultado deste trabalho será um painel visual analítico sobre as representações sociais do espaço vivido. Cabe salientar que é preciso caprichar na produção do trabalho, pois o mesmo será publicado no Website do Professor PH e será um das formas de avaliação do 2º bimestre de 2010.

 

Atividade I

Pesquise na web os seguintes conceitos e dê suas definições:

a)      Identidade;

b)     Iconografias;

c)      Símbolos;

d)     Representações sociais;

e)      Etnocentrismo;

f)       Cultura;

g)      Modo de vida;

h)     América Latina.

Ferramenta: A ferramenta de busca Google - https://www.google.com.br/.

Obs.: Esta parte deverá ser apresentada a instrutora de informática ao fim da aula, no formato de relatório em meio digital que deverá ser salvo numa pasta denominada “Trabalho – Prof. PH” e também ser enviada para o e-mail do Prof. PH: geopeaga@gmail.com. Neste relatório, deverão constar a descrição das atividades realizadas para pesquisa do trabalho, a definição dos conceitos solicitados na atividade I e, pelo menos, o endereço de 10 fontes de pesquisa utilizadas na web.

 

Atividade II

Pesquise na web por imagens que apresentem sua visão espacial sobre o mundo em que vivemos.

Ferramenta: O sistema de busca de imagens do Google: https://images.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

 

Atividade III

Produza um painel contendo imagens e textos que apresentem a visão espacial do mundo em que vivemos.

 

Orientações:

- O relatório deve ser feito num editor de textos.

- O painel pode ser feito tanto num editor de texto (Word ou Writer) quanto numa apresentação em slides (Power Point ou Impress).

- É obrigatória a produção de um painel com imagens e textos. Busque explicar sua visão de mundo através de imagens e escritos. Os textos podem ser de diferentes gêneros – pode ser através de música, poesias, histórias, análises científicas. Utilize a forma que mais lhe satisfaz.

 

Data para entrega: o trabalho final deverá ser enviado até o dia 13 de maio de 2010 para o seguinte endereço: geopeaga@gmail.com.