Feira Grátis da Gratidão

18/01/2013 14:17

FEIRA GRÁTIS DA GRATIDÃO

Quando a gentileza, a gratidão e a confiança percorrem os caminhos da escola

 

 

O QUE É?

A Feira Grátis da Gratidão é um tipo de feira que trabalha os valores humanos relativos ao desapego material das coisas. Ao longo da história da humanidade, o sistema político e econômico atuante induziu a sociedade a tratar as coisas da vida – tanto materiais quanto imateriais – pelo viés da troca em contraposição ao uso. Ou seja, tudo se tem um valor econômico e pode ser trocado livremente com benefícios financeiros. Necessidade e Desejo são também palavras chaves para compreender a atual dinâmica de consumo da humanidade. Cada vez mais buscamos suprir nossos desejos individuais com coisas supérfluas e esquecemos o que é realmente necessário ou básico para nossa vida e nas relações sociais. Com base nessa ideia, a Feira Grátis da Gratidão busca romper com tal paradigma de troca e consumismo ao supervalorizar o desapego pelas coisas materiais e incentivar o valor de uso das coisas e as relações sociais.

Assim, a feira permite às pessoas levarem o que quiserem, ou mesmo nada. E pegarem o que quiser, ou nada. O que importa são os laços afetivos que podem ser gerados nessa cooperação e confraternização. Esse estilo de feira tem acontecido cada vez mais em várias cidades no mundo. A receita para que dê certo? A gentileza, a confiança, a entrega, a gratidão e o amor.

Diferente das feiras de troca, a Feira Grátis da Gratidão promove doações. Não é preciso levar nada e não se espera nada em troca. O intuito é enfrentar o consumismo e ajudar ao outro com aquilo que você já não usa mais.

O que pode ser doado? Roupas, brinquedos, livros, revistas, CDs, DVDs, calçados, jogos de videogames, artigos de decoração, artigos do lar, entre outros produtos que são expostos e os interessados pegam o que quiserem. O mais importante é, por um lado, a pessoa ter a noção do desapego de algo material que não lhe possui mais utilidade, ter confiança nas pessoas que poderão se interessar pela sua doação e buscar a confraternização, e, por outro lado, as pessoas que pegarem as doações ter a noção de cooperação e de oportunidade para todos, ao não estimular o consumismo no ato da escolha das doações que deseja. Outra coisa importante: a feira também é constituída por abraços, beijos, dança, música, risadas, desenhos, massagem e poesias que podem ser doados.

 

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS:

Primeiramente, é preciso fazer um trabalho de sensibilização entre a comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcionários do colégio). Esse trabalho pode ser com a distribuição de folhetos informativos sobre os valores sociais da FEIRA GRÁTIS DA GRATIDÃO e seus objetivos, com a exibição de vídeos sobre o assunto e informes durante o recreio dos alunos via microfone amplificado.

Num segundo momento, seria feita uma convocatória através de comunicado aos pais sobre a realização da feira e a necessidade de se levar um objeto em boas condições e sem utilidade para ser doado. Neste comunicado, teria uma breve explicação do evento.

Num terceiro momento, para a realização da feira, seria necessária uma estrutura básica: lonas estiradas no chão para receberem e expor os objetos doados e cartazes informativos sobre os valores e objetivos da feira distribuídos pelo caminho e arredores do local da feira.

Por último, haverá registros audiovisuais pontuais da feira com entrevistas e tomadas da sua dinâmica, visando criar um pequeno documentário sobre a sua realização. Será um excelente produto para a divulgação das atividades escolares e promoção da escola nas redes sociais e na página eletrônica do colégio.

 

RECURSOS NECESSÁRIOS:

1 – Estrutura básica para a feira: quadra ou área do recreio, lonas e cartazes.

2 – Datashow e aparelhagem de som para exibição dos vídeos e divulgação dos informes.

3 – Distribuição de comunicado para os responsáveis.

4 – Máquina digital e/ou filmadora para registrar a feira.

 

CLIPPING SOBRE O ASSUNTO:

Vídeos:

Depoimento sobre Feira Grátis da Gratidão- Francisco Ottoni

https://www.youtube.com/watch?v=rx4e-bPrzAs

 

Feira Grátis da Gratidão- Parque Guinle (12/01/12)

https://www.youtube.com/watch?v=FxELjOUfzmY

 

Depoimento sobre Feira Grátis da Gratidão- Julia Horowicz

https://www.youtube.com/watch?v=k_UmfMYzNfk

Gratiferia - La Economia de la Nueva Era

https://www.youtube.com/watch?v=jXUBKSTbwR0

 

Matérias em Jornais:

Feira Grátis da Gratidão é espaço para trocas, doações e desapego

https://oglobo.globo.com/cultura/feira-gratis-da-gratidao-espaco-para-trocas-doacoes-desapego-6676723#ixzz2I7zlgefE

 

Feira Grátis da Gratidão acontece domingo no Largo do Machado

https://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/11/feira-gratis-da-gratidao-acontece-domingo-no-largo-do-machado/

 

Feira Grátis da Gratidão é realizada em Volta Redonda

https://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,58352,Feira-Gratis-da-Gratidao-e-realizada-em-Volta-Redonda.html#ixzz2I80cWUu4

 

Outras notícias sobre o assunto:

https://goo.gl/zTQcI

 

BLOG:

https://feiragratisdagratidaorj.blogspot.com.br/

 

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/FeiraGratisDaGratidao?ref=ts&fref=ts