Atividade sobre lugar e espaço vivido

30/03/2013 00:35

 

Nossa casa, nosso bairro e o município onde vivemos representam uma dimensão menor do espaço, ou seja, dizem respeito ao nosso lugar, o espaço mais próximo de nós. Sem dúvida, podemos falar do lugar que ocupamos em uma fila ou na sala de aula. Essa é a noção mais comum de lugar, como uma posição qualquer no espaço. Mas, em Geografia, lugar significa algo mais familiar para nós, com ruas, praças, casas, prédios, árvores, morros, rios e outros elementos que conhecemos bem, que estamos acostumados a ver diariamente.

O lugar é onde vivemos o nosso cotidiano: é onde estudamos, trabalhamos, moramos e nos divertimos. É também onde estabelecemos nossas relações com outras pessoas – parentes, amigos, colegas de escola, de trabalho etc. É onde formamos nossos laços afetivos, nossas lembranças e, assim, acabamos criando uma identidade, uma ligação com a própria paisagem do lugar.

Portanto, na Geografia, lugar, além de indicar localização, inclui a paisagem e as relações humanas. Assim como cada pessoa vê a paisagem de maneira diferente, também vive e sente um mesmo lugar de maneira diferente.

 

Atividade 01:

Escolha um lugar ligado ao seu dia a dia e escreva um pequeno texto sobre a relação de afeto que possui por ele. Tente falar sobre por que gosta, o que ele oferece e se ele tem problemas.

 

Atividade 02:

Copacabana, de Marcelo Camelo

Sinto Copacabana por perto é o vento do mar

Será que a gente chega

Eu sinto que o meu coração tá com jeito de bem me quer mulher

Mesmo pra quem só carece de ver a viagem todo caminho que fazem

Todo destino padece aqui

Você precisa ver como fica no carnaval

O bairro do Peixoto é um barato

E os velhinhos são bons de papo

 

Sinto Copacabana por perto é o vento do mar

Será que a gente chega

Eu sinto que o meu coração tá com jeito de bem me quer mulher

Mesmo quando eu levo a vida de um astronauta eu sei quanto tempo que falta

Olha que o túnel está quase ali

Segura que a minha alegria não quer parar

O shopping da Siqueira é um colosso

E as gordinhas um alvoroço

 

a) Com base na música Copacabana, de Marcelo Camelo, descreva a paisagem geográfica destacada pelo músico.

 

b) Podemos afirmar que a música, além de descrever a paisagem, ela indica uma relação de afeto do músico pelo bairro de Copacabana? Explique.


 

Os lugares do nosso dia a dia

O ser humano sempre teve necessidade de se orientar no espaço geográfico em que vive. Os primeiros homens, por exemplo, quando saíam para caçar, tinham que observar os elementos naturais que existiam no espaço e marcar pontos de referência que facilitassem sua orientação.

Você, quando sai de casa para ir a algum lugar, também elabora em sua cabeça um caminho que deverá seguir. Nesse “mapa mental” certamente serão incluídas muitas informações importantes, como o ônibus que deve tomar ou as ruas que deverá seguir. Quando você não conhece o local para onde vai, é comum pedir informações e receber respostas que indicam pontos de referência, tais como: caminhe até encontrar um posto de gasolina e aí vire a direita; você logo avistará uma escola. Passe por ela, caminhe mais um pouco e verá uma farmácia. Todos esses elementos constituem pontos de referência que são facilmente identificados em uma cidade. E nas paisagens com predomínio de elementos naturais, que elementos podem servir de referência? Certamente os elementos que predominam na paisagem, como um rio, um lago ou um bosque, por exemplo.

 

Atividade 03:

Vamos fazer mais uma atividade! Quando vamos para a nossa escola, seja de carro ou a pé, percebemos diversos elementos que podem ser nossos pontos de referência. Podem ser tanto elementos naturais (rios, morros, lagoas, árvores) quanto humanizados (prédios, casas, ruas, avenidas). Pensando no seu trajeto entre casa e escola, responda as perguntas a seguir.

 

A) Na sua opinião, o que é um mapa mental?

 

B) No trajeto entre sua casa e a escola, você percebe os elementos naturais e humanizados existentes neles? Quais seriam?

 

C) Esses elementos, naturais ou humanizados, do seu trajeto, podem ser bons pontos de referência? Explique.

 

D) (FAZER NO CADERNO) Mapas mentais, como vimos, são desenhos ou esboços criados mentalmente por nós e mostram como imaginamos ou enxergamos o nosso espaço. Pensando nisso, faça um mapa mental, considerando as orientações abaixo:

  • Pense em um trajeto que você realiza com frequência. Por exemplo, de sua casa à escola ou à casa de um amigo ou parente;
  • Imagine que você está observando esse caminho do alto – por exemplo, de um avião – e represente-o com o maior número de detalhes possível;
  • Agrupe elementos naturais e humanizados e invente cores ou símbolos para representá-los. Indique, pelo menos, dois elementos naturais e dois elementos humanizados;
  • Faça uma legenda no canto inferior da folha para explicar o seu mapa.