Atividade sobre a relação entre espaço e tempo

30/03/2013 00:41

 

Ao examinar fotografias, podemos comparar diferentes momentos históricos. Isso vale tanto para as paisagens como para objetos e pessoas. Na verdade, sempre que vemos uma fotografia estamos olhando para o passado e ao comparar diferentes fotografias, podemos perceber as transformações que ocorreram.

Para a Geografia, as fotografias tem um papel importante, pois nos mostram como o espaço é dinâmico, ou seja, como ele está sempre sendo construído e reconstruído pelo ser humano. As paisagens estão em permanente transformação. Em alguns lugares, a modificação é lenta; em outros, ocorre depressa. Da mesma forma, em determinados momentos históricos há mudanças mais rápidas do que em outros, mas sempre está havendo alguma alteração.

Além das fotografias, uma outra forma de perceber a transformação do espaço geográfico é através das memórias de um lugar, que pode ser registrada de várias formas, como as imagens (filmes, desenhos, pinturas) ou em textos e outros documentos. Também pode ser transmitida oralmente pelas pessoas mais velhas e que vivenciaram as modificações do espaço.

Um importante geógrafo brasileiro chamado Milton Santos definia que o espaço geográfico é uma acumulação desigual de tempos. Da mesma forma, segundo ele, as paisagens geográficas acumulam construções de diferentes idades, apresentando tanto elementos naturais quanto elementos humanizados. Porém, são esses tempos que se materializavam na paisagem, ou seja, davam os seus contornos, suas funções, sua utilidades.

Mas, uma pergunta é: que tempos são esses que as paisagens acumulam? Será o tempo de vida das pessoas – o tempo biológico? Não. Os tempos que geram alterações no espaço geográfico são os tempos geológico e histórico.

O tempo geológico é o tempo que gera as transformações do espaço geográfico pela natureza. Ele é medido em eras e períodos. No desenvolver do tempo geológico, podemos perceber as transformações do relevo e do clima, como, por exemplo, as formações naturais que datam de centenas de milhões de anos, como as cadeias montanhosas, formações rochosas, desertos. Nesse tempo, as transformações não são perceptíveis ao homem, pois duram centenas de anos.

O tempo histórico é contado em décadas, séculos e milênios e refere-se as transformações do espaço geográfico gerado pela ação da humana. Esse tempo é perceptível ao homem, pois pode durar uma semana, um ano, uma década, o que facilitam a observação das transformações.

Com base nas ideias apresentadas acima, o tema TRANSFORMAÇÕES se faz presente na Geografia e nos ajuda a compreender a relação da categoria TEMPO com o ESPAÇO GEOGRÁFICO. Com base nisso, vamos ler o artigo “Tempo e História”, da revista Ciência Hoje – edição Tempo e Espaço, e pensar em caminhos geográficos para refletir sobre o tema do projeto da escola.

 

I – Com base no texto acima e no texto “Tempo e História” da revista Ciência Hoje (Tempo e Espaço), responda as perguntas a seguir.

 

1) Como podemos estudar a categoria TEMPO na ciência geográfica? Busque um exemplo de estudo.

5 linhas

2) O que significa dizer que uma forma permaneceu na paisagem, mas mudou de função? Dê exemplos.

4 linhas

3) Com base no texto Tempo e História (págs. 6 a 9), explique a seguinte afirmação: “O tempo é uma construção social”.

5 linhas

4) Com base no texto Tempo e História (págs. 6 a 9), explique qual a importância do tempo na vida das pessoas.

4 linhas

5) No texto Tempo e História (págs. 6 a 9), os autores afirmam que o ensino de história no Brasil é baseado no processo civilizatório europeu. Como podemos explicar isso? Esse ensino de história é o mesmo praticado em países da Ásia ou África?

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