Atividade Cartografia e Território

21/03/2013 11:44

 

CARTOGRAFIA E TERRITÓRIO

A atividade visa explorar conhecimentos relativos ao novo debate sobre o uso da cartografia para desvendar o território e como vem sendo utilizado na afirmação e valorização de identidades territoriais. Com base no texto “O reencantamento da cartografia”, de Aurélio Viana Jr, pretende-se analisar como a cartografia está ajudando grupos sociais na auto-afirmação territorial.

Leia o texto neste endereço: https://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=368 e responda as questões abaixo COM BASE NO TEXTO.

 

Texto: O reencantamento da cartografia

Autor: Aurélio Viana Jr. é doutor em Antropologia Social e, desde 2004, Oficial de Programa da Fundação Ford no Brasil. Publicado em: Le Monde Diplomatique Brasil.

Acesso: https://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=368

 

1 – Faça um pequeno resumo do texto: qual a sua ideia central; quais assuntos são tratados; qual a opinião dos autores sobre a questão abordada.

 

2 – Como se desenvolveu a cartografia após o colapso do Império Romano? E a partir da segunda metade do século XX?

 

3 – Qual foi a importância dos mapas no período das grandes navegações?

 

4 – O que é o mapeamento participativo e quais as suas perspectivas atuais?

 

5 – O que são os automapeamentos e como eles são aplicados?

 

6 – Escreva sobre o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA): o que é? Objetivos? Como é aplicado? O que é mostrado nos mapas?

 

Orientações:

- O trabalho é individual e deverá ser entregue até o dia 12/03/2013 (segunda-feira);

- Poderá ser feito de duas formas: impresso em folha A4, manuscrito ou em meio digital (enviado por email como documento anexado para geografopedro@gmail.com);

- O trabalho será incluído como avaliação no primeiro bimestre do ano letivo;

- Não será aceito entrega fora do prazo;

- Em caso de dificuldade de acesso a web, solicite ajuda ao professor e colégio. Temos uma sala de informática pronta para recebê-lo.