Texto 22 - A construção e inauguração do metrô do Rio de Janeiro

14/04/2012 12:22

Alunos: Pauline Saraiva, Natasha Bittencourt, Lucas da Purificação, Louise Lemos, Igor Carvalho, Rafaela Pereira, Mauricio Leal.

  A construção do metrô do Rio de Janeiro começou em 1970, na Praça Paris, no bairro Glória, porém, um ano depois, ela foi interrompida por falta de recursos e voltou à ativa em 1975. Em 05 de março de 1979, após 09 anos de obras, o metrô foi inaugurado. Tinha entre 4,3 e 5,1 km de extensão e somente 05 estações: Praça XI, Central, Presidente Vargas, Cinelândia e Glória. Era gratuito, operava com 04 trens de 04 carros com intervalos de aproximadamente 08 minutos entre 09 horas e 15 horas.

 

    Nos primeiros 10 dias de funcionamento, os trens transportaram mais de meio milhão de pessoas, com aproximadamente 60 mil clientes por dia. A estação com a maior movimentação da operação foi na Cinelândia. Em dezembro do mesmo ano (1979), o horário de funcionamento foi esticado até as 23 horas. Alguns anos depois o Metrô realizou a operação de Carnaval pela primeira vez, tornando assim seu funcionamento interrupto durante os dias de folia – operação repetida todos os anos desde então.

    Com a rápida expansão, em 1980, as estações Uruguaiana e Estácio foram inauguradas. Com isso, o número de passageiros aumentou o que obrigou as empresas a ampliarem o número de carros nos trens de 04 para 06.

    De 1981 até 1998 foram inauguradas as estações: Carioca, Flamengo, Largo do Machado, Afonso Pena, São Francisco Xavier, Saens Peña, Triagem, Engenho da Rainha, Thomas Coelho, Vicente de Carvalho, Cardeal, Arcoverde, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Engenheiro Rubens, Paiva, Acari/Fazenda Botafogo e Pavuna.

    Apenas 10 dias após a inauguração do metrô o governo começou a cobrar Cr$4 pelo bilhete unitário. E, em dezembro de 1979, com a proximidade das festas de final de ano o horário de funcionamento do sistema metroviário foi ampliado para 23 horas.

    Atualmente o metrô do Rio de Janeiro é a segunda rede mais extensa do país, com 42 km distribuídos em 02 linhas de 38 estações, menor apenas que o de São Paulo. 

 

Fonte de pesquisa:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_4_do_Metr%C3%B4_do_Rio_de_Janeiro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Metr%C3%B4_do_Rio_de_Janeiro