Texto 01 - A "descoberta" do Rio de Janeiro pelos portugueses

14/04/2012 12:06

Alunos: Bruno, Eduardo, Luciano, Marlon, Matheus, Pedro e Wesley. Turma: 9º C


    Foi na margem da Baía de Guanabara que a cidade começou a ser organizar e a crescer, A Baía de Guanabara foi descoberta pelo explorador português Gaspar de Lemos no dia primeiro de janeiro de 1502. Na época, toda a região ao redor da baía era habitada por índios tupinambás.

 

Os portugueses não eram os únicos a se interessarem pelo território do Rio de Janeiro, os franceses também se interessavam pelo território do Rio de Janeiro.

    No dia 1 de novembro de 1555, os franceses, comandados pelo capitão Nicolas Durand de Villegagnon apossaram-se da Baía de Guanabara, estabelecendo uma colônia na ilha de Sergipe (atual ilha de Villegagnon) no Rio de Janeiro. Lá, ergueram o Forte Coligny, enquanto consolidavam alianças com os índios Tupinambás locais. Enquanto isso, os portugueses se aliaram a um grupo indígena rival dos tupinambás, os temiminós e foi com o auxílio destes que atacaram e destruíram a colônia francesa em 1560.

    Durante quase todo o século XVII, a cidade acenou com um desenvolvimento lento. Uma rede de pequenas ruelas conectava entre si as igrejas, ligando-as ao Paço e ao Mercado do Peixe, à beira do cais. A partir delas, nasceram as principais ruas do atual centro Com cerca de 30 000 habitantes na segunda metade do século XVII, o Rio de Janeiro tornara-se a cidade mais populosa do Brasil, passando a ter importância fundamental para o domínio colonial.

    Essa importância tornou-se ainda maior com a exploração de jazidas de ouro em Minas Gerais, no século XVIII: a proximidade levou à consolidação da cidade como proeminente centro portuário e econômico. Em 1763, o ministro português Marquês de Pombal transferiu a sede da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro, porque o Rio de Janeiro cresceu tanto que se tornou uma importante potência econômica para os portugueses, com isso foi investido mais capital no Rio de Janeiro.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro_(cidade)