TEMA 3 – A Ocupação Turística da Baía de Ilha Grande

11/03/2012 23:19

 

TEMA 3A Ocupação Turística da Baía de Ilha Grande

ESTRUTURA DO TRABALHO

(Os relatórios deverão ter obrigatoriamente essa estrutura)

 

A – APRESENTAÇÃO DO TEMA

Ementa: Os alunos deverão apresentar o tema do trabalho, o objetivo e a área de estudo escolhida. Assim, nesta parte, é preciso ter um mapa de localização da área e imagens que nos façam reconhecer a área. Perguntas a serem inseridas no texto: qual o tema do trabalho? Qual o seu objetivo? Qual a localização da área de estudo? Quais as características naturais e humanas dela?

 

B – CONCEITOS BÁSICOS DA GEOGRAFIA

Ementa: Os alunos deverão listar e definir os conceitos básicos da Geografia sobre as formas do litoral fluminense e dos conceitos presentes na sua área.

 

C – HISTÓRICO DA OCUPAÇÃO HUMANA NA ÁREA ESCOLHIDA

Ementa: Os alunos deverão descrever como se deu a ocupação humana da área. Será de grande validade ter imagens antigas e recentes da ocupação da área. Perguntas a serem inseridas no texto: Quando teve início? Como se desenvolveu? Qual é a situação atual?

 

D – OS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS NA ÁREA ESCOLHIDA

Ementa: Os alunos deverão listar e explicar os principais problemas ambientais encontradas na sua área de estudo.

 

E – COMO ANDA A GESTÃO E PRESERVAÇÃO DA ÁREA

Questão do grupo: PROJETO DE GESTÃO INTEGRADA DO ECOSSISTEMA DA BAÍA DA ILHA GRANDE

Ementa: Os alunos deverão descrever e destacar os principais pontos da atuação do governo e da sociedade para a gestão e preservação ambiental da área de estudo do grupo. Perguntas a serem inseridas no texto: O que é? Onde se desenvolveu? Quem realiza? O que está sendo realizado?

 

F – A QUESTÃO AMBIENTAL NA MÍDIA

Ementa: os alunos deverão selecionar uma matéria jornalística que aborde a questão ambiental da área de estudo escolhida e fazer um comentário/resumo sobre ela.

 

G – AVALIAÇÃO DO GRUPO

Ementa: Cada componente do grupo deverá escrever um pequeno texto sobre o que achou do trabalho: se foi positivo estudar o tema; qual foi a importância; o que descobriu e gostou. O texto deverá ter, no máximo, 200 palavras.