Resfriamento ou Aquecimento? O que dizer sobre as mudanças climáticas globais.

14/04/2013 14:57

 

Ao estudar geograficamente o clima nos dias atuais, é preciso compreendê-lo a partir da ação humana, da sociedade em sinergia com as leis e ações da natureza. A história da ciência nos traz ideias nas quais os fatores climáticos podiam determinar a ação do homem, a estrutura da sociedade e o seu pensamento, como, por exemplo, em meados do século XIX, intelectuais afirmavam que os povos que viviam em climas quentes, entre as zonas tropicais, eram mais atrasados e preguiçosos. Já os países de clima temperados eram mais desenvolvidos e civilizados, cabendo-os a função de civilizar o mundo.

É nítido que tal afirmação era cientificamente inconsistente e com forte conteúdo ideológico, ao querer promover a dominação européia via capitalismo colonial e imperialista. Superado tal pensamento, é preciso refletir sobre qual a real influência dos fatores climáticos na dinâmica humana e da sociedade, e vice-versa. No entanto, uma questão deste foro que nos inquieta hoje via mídia e conhecimentos escolares é: estamos presenciando um processo lento e gradual de elevação da temperatura no nosso planeta? Ou seria o contrário, haveria um processo inverso caracterizado pelo resfriamento global?

Pensando nisso, o presente trabalho tem por objetivo analisar as duas teorias que entram em conflito nos dias atuais sobre a dinâmica climática global e suas transformações. Assim, cada aluno deverá pesquisar sobre as duas teorias: Aquecimento Global e Resfriamento Global, e responder as perguntas abaixo:

 

1 - O que é o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas)? O que ele faz? Qual o pensamento dele sobre as mudanças climáticas no mundo contemporâneo? Existem interesses envolvidos nas afirmações?

2 - O que dizem sobre a teoria do aquecimento global? Quais são os efeitos deste fenômeno no mundo?

3 – O que dizem sobre a teoria do resfriamento global? Quais são os efeitos deste fenômeno no mundo?

4 – Comparando as teorias, qual a sua opinião sobre o debate das mudanças climáticas globais?

 

Para facilitar a pesquisa, foram selecionados alguns vídeos que tratam sobre os temas destacados. Eles estão disponíveis na minha página eletrônica no seguinte endereço: https://goo.gl/drH52. Assista e terá um belo material para o trabalho.

O que será avaliado no trabalho? Pontualidade na entrega do trabalho; conteúdo pertinente e de acordo com o tema proposto; indicação das fontes de pesquisa (nome do livro, revista ou site; no caso de site, o endereço dele). Caso não respeite um desses requisitos, o trabalho será anulado.

Formas de entrega do trabalho: meio digitado e impresso em folha A4; meio manuscrito em folha almaço; meio digital enviado para o email: geografopedro@gmail.com. Não serão aceitos trabalhos em folha de caderno e em folha amassada.