Pobreza nas metrópoles brasileiras

14/04/2013 14:59

 

Ao ler jornais, assistir telejornais ou navegar pelas mídias da internet, não é difícil ver notícias sobre denúncias ou tragédias decorrentes de problemas ambientais, sociais e econômicos das grandes cidades. Sistemas de transportes deficientes, escolas ineficientes, sistemas de saúde caóticos, enchentes, desemprego e outros problemas aparecem no dia-a-dia do brasileiro. Pensando nisso, neste trabalho, pretende-se elaborar uma avaliação sobre a situação do Rio de Janeiro diante destes problemas. Considerando o desafio de ser uma cidade global, como podemos analisar a situação ambiental, econômica e social da nossa metrópole?

            Para isso, vamos ler atentamente o artigo “Erradicar a pobreza nas metrópoles”, de Silvio Bava, publicado na revista Le Monde Diplomatique, e responder as perguntas a seguir.

Título: Erradicar a pobreza nas metrópoles

Autor: Silvio Caccia Bava, Diretor e editor-chefe do Le Monde Diplomatique Brasil.

Disponível em: https://www.diplomatique.org.br/editorial.php?edicao=32

1 – Acesse o site do jornal O Globo e liste cinco notícias que abordem problemas ambientais, sociais e econômicos da metrópole do Rio de Janeiro. Indique o título da notícia e o endereço eletrônico. Em seguida, comente sobre as notícias listadas.

2 – O que Silvio Bava entende por pobreza?

2 – Pobreza é também a privação dos direitos sociais. Explique essa afirmativa.

3 – Com base no texto, liste os desafios enumerados pelo autor para erradicar a pobreza nas metrópoles.

4 – Com as suas palavras, explique o que o autor sugere para diminuir os problemas nos setores abaixo: a) Saneamento básico; b) Moradia; c) Mobilidade pela cidade; e d) Meio ambiente.

5 – As sugestões de Silvio Bava para erradicar a pobreza serviriam para o Rio de Janeiro? Explique. Em seguida, tente sugerir outras ações que pudessem diminuir os problemas da metrópole.

O que será avaliado no trabalho? Pontualidade na entrega do trabalho; conteúdo pertinente e de acordo com o tema proposto; indicação das fontes de pesquisa (nome do livro, revista ou site; no caso de site, o endereço dele). Caso não respeite um desses requisitos, o trabalho será anulado.

Formas de entrega do trabalho: meio digitado e impresso em folha A4; meio manuscrito em folha almaço; meio digital enviado para o email: geografopedro@gmail.com. Não serão aceitos trabalhos em folha de caderno e em folha amassada.