Atividade sobre planos da paisagem geográfica

23/03/2014 15:48

 

Como vimos, a observação e a descrição dos elementos das paisagens nos permitem conhecer melhor as características de um lugar. Ao observamos uma paisagem diretamente, ou por meio de fotografias, é preciso que fiquemos atentos a todos os elementos que visualizamos. Mesmo nos detalhes observados, podemos obter informações importantes a respeito de um lugar.

 

I – Conhecendo os conceitos:

1) O que é uma paisagem geográfica?

2) Quais são os elementos naturais e culturais que podem compor uma paisagem?

 

Você, certamente, já descreveu uma paisagem para alguém, seja de um lugar que conheceu, seja de um lugar que gostaria de conhecer. Em sua descrição, você deve ter citado alguns elementos dessa paisagem que mais chamaram atenção e que revelam as características do lugar. Veja, no texto abaixo, como um observador descreveu uma paisagem e observe, na fotografia, a paisagem por ele descrita.

 

 

(…) Imaginem uma cordilheira de picos nevados, rodeadas por inúmeros vulcões, cortada por rios de água cristalina e coberta por bosques e flores silvestres. Então pensem nisso tudo refletido num lago esverdeado. Estão acompanhando? Pois, agora, multipliquem essa paisagem 120 vezes (sim, são dez dúzias de lagos, todos na mesma região) e já vai dar para ter uma ideia do que os espera. Só uma ideia, por enquanto. Porque os lagos andinos são diferentes entre si. Têm cores que vão do negro absoluto ao verde-piscina. Suas formas e tamanhos também variam – alguns são tão pequenos quanto a Lagoa Rodrigo de Freitas e outros até dez vezes maiores que a Baía de Guanabara (…). (Monteiro, Bettina. Lagos Andinos. Viagem e turismo. São Paulo: AZUL, ano 4, n. 4, abril de 1998).

 

II – Analisando imagem e texto, comparando-os:

3) Você sabe o que é a Cordilheira dos Andes? Procure e indique três informações turísticas deste lugar.

4) Observe, na imagem, as características da paisagem que foram descritas no texto. Quais delas lhe chamou mais atenção?

5) Há elementos descritos no texto que não são visualizados na imagem? Quais?

6) Na sua opinião, o que mais se destaca nesta paisagem?

 

7) Na paisagem descrita, podemos afirmar que temos predominantemente elementos culturais representados? Justifique a sua resposta.

 

A fotografia e a leitura da paisagem

As características de uma paisagem também podem ser analisadas por meio da observação de fotografias.

A fotografia é um importante recurso no estudo geográfico da paisagem, pois auxilia na análise minuciosa dos elementos presentes em determinada paisagem e na observação de sua dinâmica. Por exemplo, ao observar a fotografia de uma grande cidade, podemos conhecer os diversos elementos presentes naquela paisagem, como ruas, avenidas e construções, e perceber toda a sua agitação, que se pode verificar pelo trânsito de pessoas e de veículos.

Em geral, os elementos de uma paisagem aparecem dispostos em diferentes planos, desde os mais próximos até os mais distantes de quem os observa. Veja como podemos observar esses planos na fotografia abaixo.

 

 

III – Observando a paisagem:

8) Observe a imagem anterior, descreva-a e indique o que temos em cada um dos planos:

1º plano:

2º plano:

3º plano:

 

O croqui ou desenho da paisagem

Além da fotografia, uma paisagem pode ser representada por meio de um esboço de desenho chamado croqui. O croqui é uma importante forma de representação utilizada no estudo dos elementos presentes numa paisagem. Por meio desse recurso, pode-se representar uma paisagem com seus elementos naturais e culturais, destacando, dessa forma, como se apresenta a natureza nessa porção da superfície terrestre e como ela tem sido ocupada e transformada pela sociedade.

 

9) Escolha a fotografia de uma paisagem qualquer ou mesmo de uma paisagem que você observa todos os dias e elabore um croqui para representá-la. Desenhe-o, em uma folha de papel, representando os elementos que a paisagem possui.