Atividade sobre introdução a ciência geográfica

30/03/2013 00:29

 

O objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, ou seja, o espaço natural ocupado e transformado pela sociedade humana. Isso quer dizer, portanto, que entre os objetivos da Geografia encontra-se a compreensão das diversas relações existentes entre a sociedade humana e o meio natural que ela se apropriou para se fixar e, consequentemente, para desenvolver suas atividades sociais e econômicas.

Entre essas atividades pode-se citar, a título de exemplo, as que são desenvolvidas com intuito de produzir os bens econômicos que devem suprir as necessidades ou aspirações de consumo existentes na sociedade.

 

Atividade 01:

Pesquise em seus livros e explique o que é a Geografia.

 

Atividade 02:

Com base no que aprenderam até agora sobre o objeto de estudo da Geografia, será que poderiam afirmar que o aprendizado de Geografia extrapola em muito a sala de aula? Podemos afirmar que a Geografia está por toda parte? Como?

 

Agora que temos a ideia do objeto de estudo da Geografia, cabe uma primeira questão: para que estudar Geografia? Provavelmente, você já deve ter feito essa pergunta. Para ela, há várias respostas: “para saber mais sobre o planeta em que vivemos”, “para entender o que acontece no mundo”, dentre muitas.

Em geral, começamos a estudar Geografia já na infância, quando, ainda desprovidos de qualquer intenção de sistematização, simplesmente observamos o que acontece ao nosso redor. É quando notamos, por exemplo, que durante o dia faz mais calor do que à noite ou que a existência de nuvens escuras no céu pode significar chuva forte; que certas frutas aparecem em determinadas estações do ano; que o tempo gasto no trânsito depende do tamanho da cidade e que a circulação de mais carros significa mais poluição no ar.

Por meio da observação, começamos a perceber relações entre tudo o que se passa à nossa volta, mas é importante que se esclareça que só a observação não nos garante a compreensão dos processos verificados. Para realmente entendê-los e conhecê-los, é preciso ir mais além, buscando suas causas e analisando suas consequências para as sociedades e para o meio ambiente.

Uma vez definidas as causas e as consequências de um determinado fenômeno, podemos dizer que sabemos um pouco mais da Geografia do lugar em que ele ocorre. A partir daí, podemos nos concentrar, por exemplo, na busca das soluções para os problemas que constatarmos.

 

Atividade 03:

Na sua opinião, para que estudamos a Geografia? Relembre as nossas aulas.

 

Atividade 04:

Como podemos estudar a Geografia do nosso dia a dia? Quais formas de pesquisa geográfica podemos utilizar?

 

Ao estudar o espaço geográfico, a Geografia utiliza não apenas seus próprios métodos e princípios, mas interage com as outras disciplinas, valendo-se de seu conhecimento. São exemplos dessa interdisciplinaridade as relações que mantém com as Ciências, ao estudar o equilíbrio de um ecossistema, com a Matemática, ao elaborar gráficos e mapas ou no estudo da distribuição da população no território de um município, ou com a História, ao estudarem as origens do processo de ocupação humana de determinada área.

 

Atividade 05:

Pesquise e busque explicar o que é um estudo interdisciplinar.

 

Atividade 06:

Leiam o texto abaixo e respondam à questão a seguir.

O desenvolvimento científico e tecnológico do mundo moderno exige que as pessoas participem cada vez mais da realidade que as cerca. Não é mais possível dizer: “gosto de matemática, mas não gosto de história” ou “adoro estudar ciências, mas aprender uma língua estrangeira não me interessa muito”, pois, graças a globalização, temos acesso a inúmeras informações e percebemos quanto todas as áreas estão constantemente interligadas. Embora cada um de nós tenha afinidade com essa ou aquela disciplina, é preciso estudar todas elas, pois cada uma se vale dos recursos das outras para desenvolver seu próprio objeto de estudo.

Esse texto acima pode ser considerado um motivo para a necessidade de um estudo interdisciplinar? Por quê? A Geografia nos ajuda a fazer um estudo deste tipo?