Apresentação

26/02/2012 00:51

 

    O projeto visa reconstituir alguns acontecimentos da longa história da cidade em formato TEXTO JORNALÍSTICO e promover a pesquisa sobre a história e geografia do Rio de Janeiro, bem como estimular a produção textual dos alunos do nono ano do ensino fundamental. Para isso, em cada turma, serão divididos grupos de trabalho que ficarão responsáveis por questões ou acontecimentos presentes em diferentes tempos da cidade do Rio de Janeiro.

    A história da cidade foi dividida em 5 FASES: Rio Colonial, Rio Imperial, Rio Republicano, Rio dos 80s e 90s e Rio Olímpico. Em cada fase serão desenvolvidas 2 QUESTÕES/ACONTECIMENTOS pertinentes do período selecionado de natureza política, econômica, cultural e social.

    O formato do trabalho será no estilo TEXTO JORNALÍSTICO, no qual os alunos deverão pesquisar sobre os acontecimentos e produzir um texto dissertativo ou narrativo, buscando abordar jornalisticamente o evento histórico de sua responsabilidade. Com o resultado final, pretende-se criar uma publicação com intuito de homenagear o grande geógrafo Maurício de Abreu, ex-professor da UFRJ que faleceu em junho de 2011 e que sempre dedicou seus esforços aos estudos sobre a geografia histórica do Rio de Janeiro, como também divulgar amplamente o material nos eventos culturais da escola.